quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Emerson Gasperin ministra minicurso de Crítica Musical

Pela terceira vez, Emerson Gasperin ministra o minicurso de Crítica Musical na Semana do Jornalismo da UFSC. O jornalista analisa críticas veiculadas nos meios de comunicação e discute a necessidade da formação acadêmica para a produção de textos do gênero. Os encontros vão até sexta-feira, dia 26, quando também encerra o evento.

Durante o minicurso, Gasperin coloca para tocar CDs de seu arquivo pessoal enquanto fala. O escolhido para abrir as sessões foi Synchronicity, da banda britânica The Police. A sala com lotação máxima de participantes, 20, é a prova de que as pessoas se interessam por música. "Quem tá ali, tá amarradão . Música tem esse condão, essa coisa de ódio e paixão extremos", justifica o jornalista.

Para quem se interessa pela crítica musical, Gasperin diz que gostar de música é condição obrigatória. "Não precisa ser jornalista, mas tem que ter bagagem", defende. Apesar de já escrever sobre o assunto desde o início da carreira, o jornalista acredita que o gênero não tem o poder de desestabilizar os artistas populares, pois mesmo os que recebem críticas negativas em relação a seus trabalhos, fazem sucesso. Para ele, a única pessoa capaz de "estragar o dia de alguém" com uma crítica é a jornalista Bárbara Heliodora.

Diferente dos outros anos, a proposta do minicurso é de produzir resenhas e um blog onde esses textos seriam postados. Além disso, Gasperin sugeriu a criação de uma página de críticas musicais no Jornal Laboratório ZERO, disciplina obrigatória no Curso de Jornalismo da UFSC.

Emerson Gasperin se formou em Jornalismo pela UFSC em 1993 e já trabalhou como repórter de cultura do jornal O Estado de S. Paulo, como editor de Fundos de Investimentos da Gazeta Mercantil e como editor da revista especializada em música Bizz. O jornalista participou da 1ª Semana do Jornalismo, em 2000, como palestrante.

Por Fernanda Peres e Rafael Wiethorn


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