terça-feira, 23 de outubro de 2007

Minicurso discute função de assessor político

De 23 a 25 de Outubro de 2007 ocorre o Minicurso de Assessoria Política ministrado pelas jornalistas Lucimar Franceschini e Marília Andrade. O evento faz parte da VI Semana de Jornalismo da UFSC e será realizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O objetivo do minicurso é transmitir aos participantes os conhecimentos básicos da função de assessor político.
Lucimar Franceschini é formada pela PUC Curitiba e Marília Andrade pela Unisul, ambas em Jornalismo. No site da VI Semana consta que o minicurso seria ministrado apenas por Lucimar, mas como essa precisou viajar para São Paulo em alguns dias da atividade, Marília assumiu a parceria no evento.
Nessa terça-feira foi a vez de Lucimar fazer sua apresentação. Ela destacou a importância do assessor conhecer os meios de comunicação com os quais vai lidar, pois isso facilita a interação entre ele e a mídia que cobre a política. Pois a função do assessor é ser um elo entre o político e o eleitor. Além disso, na comunicação política o assessor orienta a população sobre o processo político, principalmente no período de eleições.
Tomando como base sua experiência de trabalhar em campanha desde 1989, com início nas Diretas Já!, Lucimar deu orientações práticas para os alunos. Esses fizeram muitas perguntas para a jornalista. Questões relacionadas ao mercado de trabalho e da relação entre o assessor e a mídia estiveram presentes.
Questionada sobre a polêmica do assessor ser ou não jornalista, Marília afirmou que quem presta assessoria precisa entender de jornalismo, sendo formado ou não. Nesse caso a assessoria política é um ramo da assessoria de imprensa. Um dos pontos ressaltados pela jornalista foi a importância de unir teoria e prática no trabalho de assessoria.

Cronograma:
23/10_ O perfil do assessor político; O mercado de trabalho; Assessoria política em eleições.
24/10_ Assessoria política durante mandato.
25/10_ Assessoria a órgãos públicos.
26/10_ Prática de releases e discurso.

Nenhum comentário: